
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Você já deve ter ouvido o ditado popular: “contra fatos não há argumentos”. E que tal aliar os dois elementos, fatos e argumentos históricos e conceituais, para demonstrar que a Educação Física possui um papel de grande relevância social na área da saúde?
Você, que trabalha na empresa Vida e Saúde, precisa construir uma base argumentativa para se apresentar ao gestor de uma grande empresa do setor de comunicação, que deseja realizar um projeto para a melhora da qualidade de vida e saúde de seus funcionários e que questiona a atuação da área no campo da saúde, com o argumento de que sua atuação é voltada apenas ao campo escolar.
Um caminho a ser seguido é não contradizer o gestor, mas, a partir dos seus conhecimentos agora apreendidos, você pode mostrar que:
- A atuação no campo escolar é de fundamental relevância para o campo da educação física; foi a partir dela que a área se tornou um campo de formação profissional e acadêmico.
- Mesmo inserida dentro da escola, os saberes da área cumprem papel fundamental no campo da atividade física e do exercício físico, conquistando espaço na área da saúde.
- A partir dos anos de 1980, a área passou por um processo de reflexão intensa e radical, ampliando suas bases científicas e de atuação profissional, com a área da saúde se tornando um dos principais campos de atuação.
- Além dos avanços científicos da área no campo da saúde, da qualidade de vida e da promoção da saúde, com saberes tanto biológicos e fisiológicos, as ciências humanas têm contribuído para a ampliação do potencial científico e de intervenção da área na saúde.
- Existe um conjunto de prerrogativas normativas e legais que caracterizam o profissional de educação física como profissional da saúde, e muitas conquistas estão sendo consolidadas: a inserção no SUS; o reconhecimento da atividade física como fator determinante e condicionante da saúde; a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) agora com código permanente, consolidando a área no campo da saúde e a inserção do profissional de educação física no contexto hospitalar.
Portanto, seja no campo legal, seja nos embates teóricos e nas trajetórias históricas da Educação Física, você está preparado para demonstrar a importância do projeto a ser desenvolvido com os funcionários da empresa, com a competência profissional para desenvolvê-lo.
Avançando na prática
Educação Física e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Você é formado em bacharelado em Educação Física e, depois de um rigoroso tempo de preparo, passou em um concurso público de sua cidade para atuar no campo da saúde coletiva, a partir do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), presente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quais saberes são fundamentais para sua intervenção?
A saúde e sua dimensão conceitual vêm evoluindo ao longo da história, logo, não é algo estático, mas sim dinâmico. Durante muito tempo, saúde foi pensada apenas como a ausência de doença, mas hoje, com os avanços científicos e teóricos, precisa ser relacionada a diversos fatores da vida, ampliando a visão sobre o ser humano e suas condições materiais e imateriais de vida. Assim, aspectos como alimentação, educação, renda, transporte, habitação, lazer etc. são contemplados no âmbito das discussões atuais sobre saúde. Quando se pensa a atuação no NASF, um ponto determinante é a promoção da saúde. Nessa dimensão de atuação, tanto os aspectos individuais quanto coletivos/comunitários são levados em consideração. A atuação, principalmente em Unidades Básicas de Saúde, precisa levar em conta o conhecimento profundo da realidade, dos dilemas e desafios enfrentados pela comunidade. O profissional deve atuar juntamente com outros diversos profissionais em uma perspectiva multidisciplinar, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, com ações planejadas e estruturadas no saber específico da área, trazendo sua real contribuição para a promoção da saúde da comunidade em diversas dimensões. O conhecimento do SUS, das especificidades de suas ações e política se fazem relevantes, uma vez que sua atuação se dará nesse contexto, além da compreensão da natureza e expectativa de trabalho do profissional de educação física.