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Não pode faltar

 A atuação do profissional de Educação Física 

Marcio Teixeira

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Fonte: Shutterstock.

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Convite ao estudo

Olá, aluno, tudo bem?
Nesta unidade abordaremos tópicos muito importantes para quem deseja atuar no mercado Profissional de Educação Física. Na Seção 1, serão apresentados e discutidos temas como: A Pesquisa na Educação Física; Educação Física e Atualização Profissional; Especificidades da Intervenção Profissional; Campos de Atuação Profissional; e Público e Objetivos da Educação Física, nos quais os pressupostos corroborarão com a atuação do profissional de Educação Física.
Na Seção 2, os temas são: Atuando na área escolar/pedagógica; Atuando na área do treinamento esportivo; Atuando na área da saúde; e Atuação na área da saúde. Eles serão apresentados e discutidos com a intenção de mostrar a você alguns campos de atuação do profissional de Educação Física.
Na Seção 3, vamos mostrar outras possibilidades de atuação do profissional da áreaa partir dos temas: Atuando no campo da gestão esportiva; Atuando na área científica; Atuando na área da comunicação; e Atuando na área tecnológica/digital.
É importante, aluno, que você entenda que, durante e após sua formação, seus estudos se sustentam em três pilares: O ensino, a extensão e a pesquisa. Nesta unidade, vários tópicos estão associados a esses três fundamentos: intervenção, atuação do profissional, público, saúde, treinamento esportivo, vivência escolar, gestão e tecnológica/digital, podem ser inseridos nos campos do ensino, pesquisa e extensão. portanto, fique atento aos conteúdos diversificados e aproveite e bem vindos.

Praticar para aprender

Nesta seção você vai conhecer alguns aspectos e características que podem ser desenvolvidos na graduação e depois dela. Primeiramente, você conhecerá a pesquisa na educação Física e compreenderá que muito do que se discute na área hoje é fruto das primeiras pesquisas realizadas nos primeiros cursos de pós-graduação, e que os resultados desses ensaios científicos, em pesquisas com diversos objetos de estudo, servem para o fortalecimento daquilo que se aplica em intervenções teóricas ou práticas. 
Depois, quando falarmos sobre Educação Física e a atualização profissional, poderemos entender que a profissão passou por diversas etapas desde a sua criação até alcançar o reconhecimento profissional. Portanto, o acadêmico deve procurar, na graduação e na pós-graduação (stricto ou lato sensu), a atualização e o aprendizado daquilo que seja mais moderno nas mais variadas áreas de atuação. 
A adaptação tecnológica, com seus meios de aplicação, poderá contribuir em muito para o auxílio dentro do processo de ensino e aprendizagem que você fará em suas intervenções. Quando nos referimos às intervenções, já é sabido que o campo da educação física é amplo e com suas especificidades, a cada sub-áreas, e que pelo regimento interno da categoria profissional, pode desenvolver em sua atuação, que será discutida no no terceiro tema, desta unidade . 
Por fim, veremos que as atividades de intervenção, sejam elas em uma pesquisa, extensão ou ensino, estão acompanhadas de dois fatores: o público e os objetivos, o quarto tópico desta seção.
Sempre é interessante refletir que todas essas discussões têm como objetivo mostrar a você, aluno, as principais características do mercado do profissional de Educação Física, nas mais variadas áreas de atuação, o que lhe qualifica para sua intervenção na área.
Anderson, estudante de Educação Física, participou do Programa de Iniciação Científica (PIC). Ele gostou tanto que, agora, depois de graduado na área, é docente em uma universidade do interior do Paraná, onde ministra a disciplina Metodologia da Pesquisa. 
Por ser um docente que demonstra muito conhecimento da área, foi convidado a participar de uma Semana Acadêmica de Educação Física na faculdade em que leciona. O tema de sua palestra foi Pesquisa Científica em Educação Física. Sendo assim, Anderson fez uma sondagem prévia com os alunos sobre as principais dúvidas que eles tinham em relação à área de pesquisa, e verificou que algumas partes da estruturação dela suscitavam incertezas, como o problema do estudo, objetivo, população e amostra e seu delineamento, entre outras.
Anderson deve, primeiramente, se preparar para explicar aos ouvintes da palestra o que é, como se define/conceitua uma pesquisa. Depois, ele deve tratar de seus componentes: o que é Problema do Estudo e como é a sua abordagem; como construir o objetivo e selecionar a amostra da população; e, ainda, quais são os tipos e como se realiza o delineamento de uma pesquisa.
Portanto os temas apresentados nesta seção – principalmente sobre a atuação do profissional, a pesquisa, as especificidades de intervenção, identificação de públicos e objetivos da Educação Física – servirão de base para a palestra de Anderson. 
Portanto, aluno, procure canalizar todas as suas atenções a cada um desses temas que serão desenvolvidos nesta seção, e busque materiais complementares para somar e reforçar os conteúdos aqui discutidos. Aproveite o estudo e seja bem-vindo.

conceito-chave

A Pesquisa na Educação Física

Para apresentar e discutir sobre pesquisa em educação física, vamos dividir o tema em duas partes. A primeira deverá apresentar um breve resumo de momentos históricos sobre a pesquisa na educação física brasileira. A segunda parte será uma definição de conceitos: o que é, quais são os tipos e quais partes estruturam uma pesquisa.
A área da Educação Física no Brasil pode ser considerada nova, partindo do pressuposto de que foi nas décadas de 70 e 80 que foram estruturados o que, atualmente, denominamos projetos em pós-graduação stricto sensu em Educação Física. O primeiro curso de mestrado em Educação Física no Brasil foi criado em 1977 – o primeiro também da América Latina – na Universidade de São Paulo (USP). O primeiro curso de doutorado em Educação Física do Brasil e da América Latina surgiu em 1989, também na USP. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) foi criada em 1977, junto com o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), cuja responsabilidade é avaliar programas de pós-graduação. Os resultados dessas avaliações, medidos em uma escala que ia de A (Muito bom) até E (insuficiente), não eram públicos, e apenas as instituições os recebiam.
Até o momento da publicação deste material, a área da Educação Física contempla 37 programas de pós-graduação stricto sensu funcionando no Brasil. Desses 37 programas, 5 foram excluídos, 2 por se constituírem como mestrado profissionalizante e 3 por não ser exclusivamente da área.
Sendo assim, hoje, no Brasil, existem 32 programas acadêmicos com mestrado e doutorado, 20 com programas de mestrado e doutorado e 12  ofertando apenas com curso de mestrado. Tais programas são desenvolvidos e distribuídos regionalmente no Brasil da seguinte forma: 15 na região Sudeste; 8 na região Sul; 6 na Nordeste; e 3 na Centro-Oeste. A região Norte, até o momento, não conta com nenhum programa (CORRÊA; CORRÊA; RIGO, 2019).

Pesquisa

Pesquisa pode ser definida como um conjunto de ações que buscam a descoberta de conhecimentos novos em uma área determinada. Na área acadêmica da Educação Física, ela é um dos fundamentos universitários – além do ensino e extensão – sobre os quais os acadêmicos iniciam as atividades científicas e produzem conhecimento para uma determinada disciplina com o intuito de contribuir para o enriquecimento da ciência e o desenvolvimento social.
A pesquisa é compreendida como o principal instrumento de produção do conhecimento. É por meio dela que se descobre o novo, o desconhecido, que se busca as respostas para as questões sobre determinado tema e resolução dos problemas de vários campos do saber. Pesquisa também é um construto indispensável para dar qualidade ao conhecimento envolvido na Educação Física.
A palavra “pesquisa” provém do termo em latim perquirere, cujo significado é “procurar com perseverança”  (Blog de pesquisa online e inteligência de mercad). O recolhimento e a busca de dados é a parte mais importante de uma pesquisa. Por isso, o pesquisador deve ter a atitude de procurar informações com dinamismo e desempenho. A pesquisa científica baseia-se em uma diligência metódica de investigação, valendo-se de procedimentos científicos para descobrir respostas para um problema. Para que uma pesquisa tenha consistência e relevância para a sociedade, é importante que o pesquisador avalie se ela é de interesse da comunidade científica e se ela pode causar algum impacto social. 
Entende-se problema de uma pesquisa como uma pergunta que procura buscar e aprofundar um tema selecionado a partir de uma resposta cientificamente válida. Na metodologia da pesquisa em Educação Física, a aproximação do problema e o delineamento da pesquisa (tipo) categorizam as pesquisas em: Quantitativa, Qualitativa, Exploratória, Descritiva, Trabalho Científico Original, Resumo de Assuntos, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Pesquisa de Campo, Pesquisa de Laboratório. Em Educação Física, como em qualquer outra área, além do problema, o pesquisador deve estabelecer alguns fatores importantes para a realização dela, tais como: objetivos, hipótese, justificativa, população, amostra e as variáveis.
•  Objetivo da Pesquisa: é o ponto específico dentro do tema que será analisado. É o elemento-chave no qual reside o problema. Se classificam em gerais e específicos. Podemos definir os objetivos gerais e específicos como os caminhos que deverão ser percorridos para a compreensão e análise do objeto de pesquisa. Eles são o que você pretende fazer na pesquisa, ou seja, metas com delimitação bem específica.
•  Hipótese: é uma proposta que funciona como tentativa de averiguação da validade e legitimidade da resposta existente para o problema encontrado. É como se fosse uma solução provisória, que precede a constatação dos fatos e que precisa ser experimentada para saber se é válida ou não.
•  Variáveis: são propriedades, aspectos ou fatores que podem ser discernidos no objeto de pesquisa. As variáveis de pesquisa podem ser definidas como algo que varia, observável e quantificável — por exemplo: preconceito, aptidão física, força, resistência aeróbica, habilidade motora, sexo, idade, entre outros fatores.
•  Justificativa: em poucas palavras, caracteriza-se como a exposição da importância de se estudar o tema proposto. É a comprovação da validade e utilidade da pesquisa realizada.
•  População: conjunto de pessoas, objetos, acontecimentos ou fenômenos com pelo menos uma característica comum. 
•  Amostra: subconjunto de indivíduos da população-alvo. Para que as generalizações sejam válidas, as características da amostra devem ser as mesmas da população.
Caro aluno, após discutirmos sobre a pesquisa em Educação Física, quero apresentar algumas questões que deverão ser respondidas antes que você inicie seu projeto: Por que estou realizando essa pesquisa? qual infraestrutura necessitarei para fazê-la? qual é a melhor maneira de realizá-la?; e que recursos financeiros e humanos disponho para isso? 

Educação Física e Atualização Profissional

A Educação Física sempre esteve conectada com as ciências humanas e do esporte. Ao analisar as suas diferentes dimensões, o corpo era compreendido como relação entre homem e sociedade. Compreendido como instrumento pedagógico, o esporte teve seu impacto na Educação Física, de tal maneira, que a prática social teve bastante influência no desenvolvimento da formação individual.  
No passado, mais especificamente há três décadas, a graduação em Educação Física se elencava como curso quase exclusivamente prático, sem uma organização de conhecimentos teóricos e científicos. Naquela fase, era comum que os estudantes tivessem que desenvolver e demonstrar suas capacidades motoras para conseguir a aprovação na maioria das disciplinas do curso, pois havia o pressuposto de que tais habilidades motoras eram imprescindíveis ao futuro profissional. Esse olhar nasceu da interface entre Educação Física e esporte (BRACHT, 2003). A licenciatura atendia muito bem à demanda profissional nesse sentido. 
Nas últimas décadas, a Educação Física se apresenta como peça importante na prevenção e tratamento de várias doenças e na própria promoção da saúde devido ao desenvolvimento científico na área das ciências médicas e da saúde. Por conseguinte, através da resolução n° 218, de 6 de março de 1997, o Conselho Nacional de Saúde, passa a reconhecer os profissionais de Educação Física como especialistas de saúde. Em seguida aconteceu, através da Lei 9.696/1998, a regulamentação da profissão, atuando no sistema CONFEF/CREFs. A partir do reconhecimento do profissional de Educação física, o Ministério da Saúde passou a aplicar a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado elemento importante, ela melhora a qualidade de vida da população. Desenvolvidas em academias, clínicas e centros de reabilitação, passam a funcionar como a imagem do profissional de Educação Física.
Essa mudança causou impacto também na formação e na estruturação dos currículos da formação profissional. No início dos anos 2000, foram criados cursos com formação diferenciada para licenciatura – direcionada à atividade em ambientes escolares – e o bacharelado – dedicado às atividades não escolares. Ambos propiciavam intervenções em diversos setores da sociedade, como no campo de prevenção, proteção, reabilitação e promoção a saúde, projetos sociais, lazer, esportes e gestão desportiva, dentre outros. 
A licenciatura tem a escola como ambiente específico de atuação. Já o bacharel passa por uma estruturação da identidade profissional, uma vez que a regulamentação da profissão ainda é recente (1998), e muitos gargalos tiveram de ser administrados e ajustados. Atualmente, outra mudança foi realizada no processo de estruturação da graduação na área da Educação Física: o núcleo comum que engloba eixos de formação geral, de estudo da área e Etapa Específica (Licenciatura e Bacharelado em Educação Física), no qual o aluno terá conhecimentos específicos do ambiente escolar e não escolar.

Assimile

Caro aluno, quando discutimos sobre a Pesquisa em Educação Física, abordamos a criação de programas de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado. No entanto, você conhece toda a sequência que um acadêmico pode percorrer após a sua graduação? Muito bem, funciona da seguinte ordem: especialização (lato sensu), título de especialista (duração aproximadamente 1/2 anos). Especialização stricto sensu: mestrado, título de mestre, para aprofundamento de carreira docente (2 a 3 anos). Doutorado, título de doutor, se torna um pesquisador (3/4 anos). Pós-doutorado, que, dependendo da área, se torna Ph.D. (1/2 anos). Portanto não precisa parar em sua graduação, siga em frente.

Especificidades da Intervenção Profissional e Campos de Atuação Profissional

A intervenção profissional se consiste na aplicabilidade dos conhecimentos pedagógicos, técnicos e científicos da atividade física, sempre sob a égide da Ética. Ela é dirigida a pessoas e/ou grupos delas, com faixas etárias diversificadas, indivíduos com alguma necessidade especial ou condições corporais diferenciadas. Pode ser desenvolvida como área específica ou em equipe multiprofissional. Para o último caso, É indispensável a presença de outros profissionais para avaliação, assessoria e consultoria.
O Profissional de Educação Física define procedimentos, utiliza diagnósticos, identifica, ministra, orienta, desenvolve, coordena, planeja, leciona, supervisiona, organiza, assessora, dirige e avalia as atividades desportivas, físicas e similares com o objetivo de atender o movimento humano em suas diferentes expressões presentes na sociedade, levando em consideração os contextos sociais e histórico-culturais, e seus respectivos interesses e necessidades. Ele deve ser capaz de identificar, coordenar, planejar, supervisionar, programar, organizar, assessorar, desenvolver, lecionar, dinamizar, dirigir, executar e avaliar serviços, planos, programas e projetos; tal como realizar auditorias, treinamentos especializados, consultorias, participar de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, científicas e pedagógicas, compor informes técnicos – todos nas áreas do desporto, das atividades físicas e afins.
O Profissional de Educação Física, pela aptidão e características da profissão que desempenha, deve estar devidamente cadastrado e manter seu registro no sistema CONFEF/CREFs (Conselho Federal de Educação Física/Conselhos Regionais de Educação Física) e possuir a cédula de identidade profissional, o que pressupõe completo domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento técnico, científico e pedagógico) e comprometimento com a produção, socialização e disseminação desse conhecimento, partindo de uma atitude crítico-reflexiva.

O exercício profissional

O Profissional de Educação Física efetua e pratica suas atividades através de intervenções, que são legitimadas por meio de diagnósticos, utilizando-se de técnicas específicas, métodos de avaliação ou consulta, de orientação e prescrição de sessões de atividades físicas e cognitivas, com fins recreacionais, educacionais, de promoção da saúde e de treinamento, respeitando a legislação apropriada e o código de ética profissional. Ele pode ser fiscalizado pelo Sistema CONFEF/CREFs.

Os meios da intervenção profissional

O Profissional de Educação Física, em suas intervenções, utiliza-se de uma série de procedimentos diagnósticos para programação e aplicação de dinâmica de cargas e técnicas; instrumentos de medidas e avaliação funcional da composição corporal, da capacidade motora; técnicas de demonstração; biomecânica, segurança e auxílio à execução dos movimentos. Para isso, o profissional se serve de instalações, música e instrumentos musicais, equipamentos e materiais, tecnicamente apropriados.

Os locais de intervenção

A atuação do Profissional de Educação Física é decisiva ao servir à sociedade, na esfera das Atividades Físicas e Desportivas e seus variados objetivos e manifestações. O Profissional de Educação Física pode atuar como autônomo, em instituições públicas ou privadas, e/ou em outros locais onde possam ser ministradas atividades físicas. Alguns exemplos desses locais são as instituições de Educação, instituições de Administração e Prática Desportiva, empresas, escolas, centros e laboratórios de pesquisa, clubes, academias, hotéis, associações esportivas e/ou Recreativas, centros de recreação, condomínios, centros de lazer, clínicas, centros de estética, instituições e órgãos de saúde, spas, asilos, creches, circos, centros de treinamento desportivo, academias de lutas e artes marciais, grêmios desportivos, praças, logradouros públicos, parques, espaços abertos na natureza e outros onde podem ser aplicadas atividades desportivas e/ou físicas.

Intervenção profissional e suas especificidades

A atuação do profissional de Educação Física se subdivide em 7 setores: Regência/docência em Educação Física; Treinamento desportivo; Preparação física; Avaliação física; Recreação em atividade física; Orientação de atividades físicas; e Gestão em Educação Física e desporto.
Na maioria desses setores de intervenção do profissional habilitado, a atividade física, o exercício físico e o esporte são utilizados como meios de desenvolvimento das atividades. Portanto, é importante definirmos seus conceitos, em consonância com o que é postulado pelos CONFEF/CREFs, os quais apresentaremos a seguir.

Conceituação de Termos

1. Atividade física: qualquer movimento corporal humano voluntário cujo gasto energético está acima dos níveis de repouso. Engloba atividades do dia a dia e exercícios físicos.
2. Exercício físico: toda atividade sistematizada realizada pelos segmentos corporais, realizada de forma planejada e controlada buscando determinados objetivos físicos.
3. Desporto/esporte: atividade competitiva, oficializada, realizada de acordo com as habilidades, objetivos e técnicas de determinadas modalidades desportivas segundo regras preestabelecidas. Poder ser praticado com finalidade lúdica, na promoção da saúde e em âmbito educacional, de forma individual e/ou em grupos.

Reflita

No conteúdo sobre o processo de intervenção do profissional de Educação Física até aqui discutido, vimos que ele pode atuar em várias atividades, sendo que algumas delas estão relacionadas com a saúde. Assim sendo, gostaria que você refletisse em algumas questões. O que é saúde? Como podemos desenvolver algum tipo de atividade para promoção e conservação da saúde? 
Questionamentos nesse sentido contribuem com a qualidade de suas intervenções cujo objetivo seja desenvolver um estilo de vida saudável.

Público e Objetivos da Educação Física

O profissional de Educação Física pode atuar em vários campos e utilizar-se de meios e locais. Sendo assim, deve existir o público a ser atendido e os objetivos a serem alcançados.
Sobre a questão do público nas intervenções, o profissional de Educação Física pode tê-lo no ambiente escolar e/ou fora dele, a depender das características do curso de graduação escolhido. Os de forma generalista (licenciatura plena) garantem público em ambos os locais; aqueles com formação apenas em licenciatura preveem atuação apenas em ambientes escolares; e, ainda, os bacharelados implicam na atuação em ambientes que não sejam escolares. 
Partindo desses pressupostos, o público pode ser composto por escolares matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Nesse ambiente, existe variação de idade, gênero e outras particularidades que deverão ser respeitadas, principalmente aquelas que necessitam de uma inclusão apropriada. Considerar e respeitar características individuais também é requisito básico para quem vai atuar fora do ambiente escolar, com a diferença de que, nesse caso, o público não estará dividido em etapas escolares, mas sim por determinados grupos de interesse que buscam atividades comuns nas mais variadas especificidades de intervenção. 
Em ambos os casos, outros aspectos devem ser levados em consideração, como a idade cronológica e biológica, fatores associados ao genótipo e fenótipo, além das características maturacionais.

Objetivos da Educação Física

Para discutir sobre os objetivos da Educação Física, novamente vamos refletir sobre o direcionamento da formação e atuação no mercado de trabalho.
Os objetivos dos indivíduos que trabalham fora da escola são os mais variados, e contemplam desde atividades de lazer, saúde ou de algum esporte de rendimento.
No campo escolar, os objetivos variam conforme o ano, o ciclo ou as etapas em que o aluno esteja. Também podemos encontrar alguns objetivos destacados de forma fracionada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), especialmente direcionados à Educação Física.
No entanto, podemos apresentar alguns deles que são consensuais na área de Educação Física.

Objetivo geral

O objetivo geral da Educação Física é estimular nos alunos o interesse em se envolver com os exercícios e atividades corporais e despertar convivências harmoniosas e instrutivas entre si, além de torná-los capazes de respeitar e reconhecer as próprias características e o próprio desempenho, assim como os dos outros indivíduos, sem, contudo, depreciar nem segregar as pessoas por causa de aspectos físicos, sociais e sexuais.

Exemplificando

Como vimos nesta seção, existem as especificidades da intervenção profissional e campos de atuação. Posto isso, uma das áreas especificas de atuação do profissional é a da “Preparação Física” nos esportes (de iniciação ao alto rendimento). É uma área que vem ganhando destaque no esporte, sendo muito importante no desempenho dos atletas, somado às atividades técnicas, táticas, psicológicas, nutricionais, entre outras. A função do preparador físico é, principalmente: desenvolver junto com a comissão técnica toda a periodização de treinamento; realizar as avaliações e diagnosticar as aptidões e desempenho dos atletas; aplicar os meios e métodos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas; controlar as cargas de treinamento e avaliar o desenvolvimento dos atletas. Por isso, aluno, se você se interessar, procure se especializar no Treinamento Desportivo, área que estuda a teoria e prática do treinamento.

Caro aluno, nesta seção você foi apresentado a temas de muita relevância para a área, principalmente aqueles relacionados com a pesquisa em Educação Física, que ganhou substância com a criação dos cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado no Brasil, fortalecendo, assim, a atuação profissional e suas especificidades. Espero que tenha aproveitado e que você fortaleça mais estes conhecimentos aqui adquiridos com outros materiais similares.

Faça valer a pena

Questão 1

Na pesquisa em Educação Física, como em qualquer outra área, o pesquisador deve estabelecer alguns fatores importantes para a realização dela, tais como: objetivos, hipótese, justificativa, população, amostra e variáveis.
Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito ou definição de Hipótese.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

A hipótese é análoga a uma solução provisória que precede a constatação dos fatos e que precisa ser experimentada para saber se é válida ou não. É a hipótese que vai realizar a averiguação da validade e legitimidade da resposta existente para o problema encontrado.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

Na maioria das subáreas ou setores de intervenção do profissional habilitado, a atividade física, o exercício físico e o esporte são utilizados como meio de desenvolvimento das atividades. Portanto, é importante considerarmos seus conceitos, que são apresentados pelos CONFEF/CREFs.
Assinale a alternativa que identifica o conceito da Atividade Física.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

A atividade física, em sua essência, é considerada uma movimentação que o ser humano pode realizar, na qual seu gasto de energia deve ser acima dos níveis de repouso. Então podemos incluir nesta categoria uma caminhada ou corrida de final de semana, andar bicicleta, nadar, dançar ou realizar uma atividade da vida diária, sem que haja a orientação e prescrição de um profissional de educação física.

Questão 3

A Educação Física sempre esteve conectada com as ciências humanas e do esporte. Ao analisar as suas diferentes dimensões, o corpo era compreendido como relação entre homem e sociedade. Compreendido como instrumento pedagógico, o esporte teve seu impacto na Educação Física, de tal maneira, que a prática social teve bastante influência no desenvolvimento da formação individual.  No passado, mais especificamente a três décadas atrás, a graduação em Educação Física, se elencava em um conhecimento prático, com a ausência de uma organização fortalecida de conhecimento teórico e científico. Nesta fase, algo de muito comum era que os acadêmicos de Educação Física tinham de apresentar algum tipo de eficiência, para conseguirem ser aprovados e determinadas disciplinas. 
Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde a este fator que os alunos tinham de apresentar para cursarem o curso de Educação Física.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Nesta época a Educação Física era bastante conectada com as ciências humanas e do esporte, e se elencava em um conhecimento prático. Com a ausência de uma organização fortalecida de conhecimento teórico e científico. Daí o fato de os acadêmicos ter de demonstrarem um nível muito bom de suas habilidades motoras.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Referências

CORRÊA, M. R. D.; CORRÊA, L. Q.; RIGO, L. C. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 359-366, 2019.
MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S.; MIRANDA, M. L. J. Pesquisas sobre a Educação Física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1373-1395, 2014.
ROSA, S.; LETA, J. Tendências atuais da pesquisa brasileira em Educação Física, Parte 1: uma análise a partir de periódicos nacionais. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 121-34, jan./mar. 2010.
TELLES, S.; LÜDORF, S.; PEREIRA, E. Pesquisa em educação física: perspectivas sociocultural e pedagógica em foco. Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação Ltda., 2017.
THOMAS J. S.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3fRIWJA . Acesso em: 28 nov. 2020.

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