.png)
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Praticar para aprender
Caro aluno, nesta seção você vai receber conteúdos distribuídos em temas que te estimularão a se interessar em outras atividades da área que possibilitam ampliar as possibilidades de aplicação durante sua prática profissional.
O que vamos abordar está relacionado com a intervenção em setor que vem se inovando e ganhando espaço a cada dia, que é a gestão e administração desportiva. Esse gerenciamento pode ser em eventos, empresas e outras atividades similares. Associado à gestão de pessoal e organização, existe uma concomitância com a área do marketing desportivo.
O Marketing Esportivo é um segmento do Marketing que tem como principal objetivo oportunizar negócios através do mundo dos esportes, ou seja, dá suporte à criação de marcas, clubes, times, atletas, equipamentos ou personalidades.
No Brasil, a gestão ou administração desportiva já faz parte das grades curriculares de algumas instituições superiores de ensino, como disciplinas em seus cursos de graduação, como também, na pós-graduação em especializações.
Para finalizar esta seção, aluno, você receberá também conteúdos relacionados aos processos pedagógicos das atividades específicas, ou seja, de como atuar nas determinadas funções da gestão, administração, gerenciamento de pessoal e o marketing esportivo.
Ao discutir sobre os aspectos pedagógicos, técnico-funcional aplicada, a gestão e o empreendedorismo da Educação Física em uma das reuniões do grupo, Marina, a coordenadora do grupo apresentou uma grande ideia aos integrantes. Ela propôs um projeto para realização de um congresso, encontro ou Jornada de Educação Física e Esportes. Neste projeto, os integrantes do grupo fariam parte da gestão e organização do evento com algumas atribuições como: gerenciamento das inscrições, dos participantes e palestrantes, e do local do evento; além da gestão do pessoal que vai trabalhar no evento e na divulgação e outras questões relacionadas ao marketing. Marina atuará como a supervisora da estruturação do projeto em que os alunos farão parte. Por isso, antes de iniciar o projeto, é interessante discutir com todos sobre os itens do projeto que farão parte dos temas elencados nesta seção, em especial os conhecimentos sobre fundamentos em gerenciamento e organização de eventos, e gestão de pessoal e marketing. Vamos ajudar Marina?
Você conhece a área da Gestão e Administração Desportiva? É um campo novo de trabalho na área, oportunizando ampliar as possibilidades de aplicação durante sua prática profissional, então espero que aproveite.
conceito-chave
Conhecimentos sobre as áreas de intervenção do profissional de Educação Física
O tema sobre a intervenção profissional na área da Educação Física foi também discutido na seção anterior, incluindo aspectos éticos a serem respeitados. No entanto, nesta seção vamos ampliar o seu conhecimento sobre determinadas especificidades para estimular as possibilidades de aplicação durante sua prática profissional. Portanto, vamos apresentar a seguir estas especificidades, segundo CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). O tema central desta seção será “Gestão em Educação Física e Desporto”.
Intervenção profissional e suas especificidades
- REGÊNCIA/DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Intervenção: programar, planejar, identificar, organizar, coordenar, dirigir, supervisionar, avaliar, desenvolver e lecionar os conteúdos dos componentes curriculares da disciplina Educação Física, no Ensino Fundamental, na Educação Infantil, Médio e Superior e nas atividades de características técnico-pedagógicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), na área das disciplinas de formação técnico-profissional no Ensino Superior, tendo como objetivo a formação profissional.
- TREINAMENTO DESPORTIVO
Intervenção: diagnosticar, identificar, organizar, planejar, supervisionar, dirigir, executar, ministrar, programar, prescrever, orientar, coordenar, avaliar, desenvolver e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, orientação, aperfeiçoamento e treinamento técnico, tático e físico, de modalidades esportivas, na área formal e não formal.
- PREPARAÇÃO FÍSICA
Intervenção: organizar, diagnosticar, supervisionar, planejar, coordenar, dirigir, executar, programar, desenvolver, ministrar, orientar, prescrever e aplicar métodos e técnicas de avaliação, orientação e prescrição de atividades físicas, com objetivo de otimizar, promover, maximizar, reabilitar e aprimorar a função fisiológica orgânica, o desempenho e o condicionamento físico da prática nas diversas modalidades esportivas, artísticas e acrobáticas.
- AVALIAÇÃO FÍSICA
Intervenção: diagnosticar, organizar, planejar, coordenar, supervisionar, dirigir, executar, ministrar, programar, prescrever, orientar, desenvolver, identificar as necessidades, entrevistas, realizar a coleta de dados; adotar métodos e técnicas de avaliação e medidas cineantropométricas, motora, biomecânica, psicofisiológica, funcional e de composição corporal, no campo prático de intervenção ou em laboratórios, objetivando a avaliação do condicionamento físico, os componentes morfológicos e funcionais e a execução técnica de movimentos, objetivando prevenir, orientar e reabilitar o condicionamento, o desempenho físico, técnico e artístico dos beneficiários.
- RECREAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA
Intervenção: identificar, organizar, diagnosticar, planejar, coordenar, supervisionar, dirigir executar, assessorar, programar, dinamizar, desenvolver, ministrar, avaliar, prescrever, orientar e aplicar atividades físicas de característica lúdica e recreativa, objetivando otimizar, promover e restabelecer o entendimento do lazer ativo e bem-estar psicossocial e as relações socioculturais das pessoas.
- ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS
Intervenção: identificar, supervisionar, planejar, coordenar, organizar, dirigir, executar, assessorar, programar, dinamizar, prescrever, desenvolver, avaliar, orientar, aplicar métodos e técnicas motoras variadas; orientar, aperfeiçoar e ministrar os exercícios físicos, objetivando otimizar, reabilitar, promover e aprimorar as funções orgânicas fisiológicas, condicionamento do desempenho físico; estimular um estilo de vida ativo com bem-estar; promover o lazer, a educação, a sociabilização, a expressão e estética do movimento, compensação de distúrbios funcionais, as ações preventivas de doenças, o restabelecimento de capacidades físicas, a cidadania, a autoestima, a manutenção da qualidade de vida e da saúde da população em geral.
- GESTÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
Intervenção: planejar, diagnosticar, organizar, identificar, coordenar, supervisionar, dirigir, executar, assessorar, programar, dinamizar, desenvolver, ministrar, prescrever, prestar consultoria, avaliar, orientar e aplicar técnicas e métodos de avaliação na organização, gerenciamento e/ou administração de instituições, órgãos, entidades e pessoas jurídicas das quais as atividades sejam atividades físicas e/ou desportivas.
Assimile
Caro aluno, como você pode observar, o campo de intervenção na área da Educação Física é amplo. Basta que você primeiro tenha uma formação generalizada (graduação) e posteriormente se especialize em uma delas.
Como podemos verificar, um campo (considerado novo) é o da Gestão no Esporte (o qual abordaremos a seguir nesta seção). No entanto, vamos nos ater, no momento, às principais características de um gestor desportivo: paixão naquilo que escolheu seguir; capacidade de liderança; evitar o conflito e, quando existir, resolvê-los; conhecimento técnico específico; formação acadêmica (áreas da Gestão Esportiva); capacidade de adaptação; relacionamento interpessoal; conhecimento do mercado global do esporte; razão x emoção: descobrir e entender os objetivos da organização.
Conhecimentos sobre fundamentos de gerenciamento e organização de eventos
Para apresentarmos e discutirmos sobre gerenciamento e organização de eventos, é importante associar esses termos a dois outros: Gestão Desportiva e Organização de Eventos Desportivos, que de certa forma trabalham em concomitância.
Gestão Desportiva
A Gestão Desportiva pode ser definida como uma área de conhecimento interdisciplinar. Associa-se com a liderança, direção e organização do esporte, compreendendo dimensões comportamentais, da comunicação social, ética, economia, marketing, finanças e negócios. O setor já possui o crescimento reconhecido e está cada vez conquistando mais espaço pelo fato de que o esporte é mais valorizado atualmente. É considerado um campo ainda muito novo, e existem ainda muitas lacunas a ser preenchidas. Porém, trata-se de um mercado fechado, mas que aos poucos vem recebendo a abertura adequada para seu desenvolvimento e atuação.
A Gestão Desportiva, ainda é considerada como uma ciência do desporto, com pouca produção de conhecimento (pesquisa), que vem buscando se firmar como uma área independente. Ela é uma prática da Ciência da Administração Esportiva, que se manifesta por uma quantidade de interpretações, em Organizações Esportivas de forma que provoca uma “qualidade” nas suas tarefas esportivas e contribui para sua eficiência e eficácia.
A Ciência de Administração Esportiva, por outro lado, expande o conhecimento oportunizando teorias para uso no Esporte, sendo uma área teórica da Ciência do Esporte reconhecido pelo “International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE)”.
A Gestão Esportiva se fundamenta no excelente aproveitamento dos recursos disponíveis, como: econômicos, humanos e materiais, disponíveis com o intuito de se alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
É muito importante que os objetivos da Gestão Desportiva estejam em coesão com o planejamento, a política, os programas, os planos e os projetos. Alguns procedimentos devem se manifestar como uma série de prioridades, tais quais:
- A constante inovação.
- A qualidade e a diversificação de serviços.
- A manutenção de equipamentos e instalações.
- A permanente aperfeiçoamento dos recursos humanos.
- A eficiência de criar e colocar em prática um Plano de Desenvolvimento Esportivo.
- A viabilização econômica.
- A conduta de descentralização quando necessária.
- A implantação de capacidades de marketing e suas variantes.
- A ascensão da profissionalização.
- O fomento da ética desportiva.
- O desenvolvimento de Programas, Planejamento, Planos, Políticas e Projetos com fins, metas e objetivos definidos adequadamente
- O aproveitamento de outras estruturas da mídia (TV própria, internet, sites, revista e jornal institucional, comercialização de produtos etc.).
Há, ainda, outras responsabilidades que são consideradas imprescindíveis dentro de uma Gestão Esportiva atual. Um apontamento interessante é observar que cada uma dessas ações tenha sua “identidade pessoal” e sua “marca” própria, possibilitando gerar novos planejamentos, programas, planos e projetos.
Organização de um evento desportivo
Uma das competências do gestor desportivo é organizar eventos variados em que o esporte é o foco principal, podendo ser pequenos, médios ou grandes (como, por exemplo, um curso, um seminário, um encontro simpósios, feiras, entre outras), com participação de alunos e profissionais das áreas afins. Outros eventos podem ser organizados em competições esportivas de nível local, estadual, nacional ou internacional, como Copa do Mundo de Futebol ou uma Olimpíada.
O evento desportivo contém todas as características gerais de um evento de diferentes naturezas. Entretanto, são adicionadas de um conjunto particular de especificidades.
Na atualidade, como resultado do desenvolvimento tecnológico e dos instrumentos de comunicação, determinados eventos passaram a assumir uma dimensão enorme, garantindo, em alguns instantes, a disseminação e a participação com uma abrangência global.
O evento dispõe de uma estrutura e uma série de exigências que são autônomos em suas dimensões
As Etapas e as Fases
A proposta de alguns autores experts em eventos desportivos é fazer a organização deles em quatro etapas: desenho (conceptualização, esquematização e organização do evento, desde a ideia original até a decisão de realização), desenvolvimento (preparação do evento), implementação (o evento propriamente dito) e dissolução (encerrar o evento após a competição).
A primeira etapa de um projeto exige que se encontre uma resposta para resolver um problema, de acordo com a imaginação de cenários especulados a partir de experiências anteriores e eventuais conceptualizações. Posteriormente, inicia-se uma outra etapa, que corresponde à fase de concepção e planejamento. A execução do evento, na sua essência, configura-se na terceira etapa, a fase da realização, na qual o cuidado para evitar falhas é crucial, já que todo imprevisto deverá ser resolvido de forma que cause o menor impacto possível na concretização dos objetivos.
Por fim, a última e quarta etapa de um evento está associada à sua avaliação, como podemos observar no quadro 2.

Reflita
Quando abordamos Gestão Desportiva e a Organização de Eventos Esportivos nesta seção, vimos que sua estruturação é dividida em fases e etapas, sendo que cada uma delas tem um objetivo. No entanto, antes de estruturar todas as fases e etapas de um evento, devemos estabelecer alguns fatores para concretizar a ideia central do evento, o que faz surgir algumas reflexões: Qual a essência principal do evento? O que você deseja realmente organizar? Que tipo de evento deseja organizar? Qual o público-alvo? Qual o investimento que deverá ser feito? Qual estrutura física e material pode ser utilizada? Então, caro aluno, reflita sobre isso antes de iniciar a estruturação de um evento, principalmente os de grande porte, pois assim você estará mais perto de obter sucesso.
Conhecimentos sobre gestão de pessoal e marketing
Ficou no passado a ideia de que a gestão de pessoas é a repartição responsável apenas para selecionar e contratar funcionários, realizar a folha de pagamento e observar o cumprimento das leis trabalhistas. Na década de 1980, o setor passou a ser conhecido como estratégico em algumas empresas, motivando inclusive a alteração da identificação do setor, até então conhecido como recursos humanos.
Mais do que encarregar-se da burocracia, é função dos profissionais da Gestão de Pessoas adicionar esforços para o investimento em treinamento e desenvolvimento, educação continuada e outros processos direcionados ao desenvolvimento continuado dos colaboradores, sempre alinhados aos objetivos e à missão das empresas. Assim sendo, o marketing interno simboliza uma estratégia muito importante para o atendimento das necessidades dos funcionários, que possibilita construir e fortalecer ações para supri-las e, consequentemente, melhorar o clima organizacional.
A Gestão de Pessoas é essencial para qualquer organização. Ser capaz de recrutar, selecionar, contratar, desenvolver e manter talentos é garantia de sucesso da Organização/Entidades Esportivas.
No esporte, devemos buscar estratégias para a Gestão de Pessoas no setor administrativo e na área desportiva. Um dos passos a seguir é estar atento às inovações e evoluções na área e compreender o processo de liderança, tanto no aspecto administrativo quanto no desportivo.
O conceito de Gestão de Pessoas é uma associação de métodos, habilidades, práticas e técnicas cujo objetivo é gerenciar os comportamentos internos e intensificar o capital humano nas instituições organizacionais. Ela acontece através de capacitação, participação, desenvolvimento e envolvimento de colaboradores de uma instituição, o que acaba por tornar os ambientes de trabalho mais humanos.
Estratégias para gestão de pessoas
Alguns fatores devem ser sempre observados na configuração das estratégias para Gestão de pessoas, entre eles:
- Contratar os profissionais certos.
- Expressar, às pessoas de sua Organização/Entidade, suas perspectivas.
- Prover todos os recursos necessários à sua equipe.
- Oportunizar as pessoas para fazerem o seu melhor.
- Fortalecer o reconhecimento das pessoas da sua Organização/Entidade.
- Tornar o local de trabalho um ótimo lugar para se trabalhar.
- Saber ouvir o feedback das pessoas inseridas no processo organizacional.
- Estimular as pessoas a compartilhar o que elas têm de mais valoroso.
Gestão de Pessoas e o Marketing
Na junção entre Gestão de Pessoas e Marketing, o objetivo inicial é identificar as possíveis necessidades dos colaboradores. Isto porque esse setor costuma ser o de maior aproximação com os funcionários e tem mais facilidade de compreender a situação deles. O grupo da Gestão de Pessoas pode ter conhecimento, por exemplo, sobre o que os funcionários já têm de disponível em relação aos benefícios, sobre as necessidades e queixas. Normalmente, há já um panorama, mesmo que não seja embasado em algum relatório a respeito de o que necessariamente deve ser melhorado e aperfeiçoado. Em outras palavras, a Gestão de Pessoas pode fornecer informações relevantes para que o marketing interno seja implantado na empresa.
É muito importante que se explique o Marketing antes de ser utilizado como instrumento no esporte. O termo, que não tem nenhuma palavra correspondente em nosso idioma, passou a ser utilizado nos últimos anos para legitimar diversas ações, mas muitas delas não se relacionam com a atividade.
Market significa mercado em inglês, que, somada ao sufixo -ing, adquire um significado próximo de “mercadificar”, “atuar no mercado” ou “pôr no mercado” (semelhante a fishing, por exemplo). No entanto, como este termo não faz parte do nosso dicionário, adotamos a forma de sua língua original. Nesse sentido, podemos levar em consideração que “marketing” se aproxima de um planejamento, uma ação coordenada para inserir um produto no mercado.
O Marketing no Esporte visa ações de investimentos realizados no esporte pela iniciativa pública ou privada, que visa o retorno de mercado e de imagem como resultado dos trabalhos de comunicação. Pode ser compreendido também como a utilização do esporte por instituições que buscam lucros ou interesses específicos, como empresas de comunicação que vendem a exposição de logotipos, marcas, nomes ou logomarcas de outras empresas associados a clubes ou atletas.
Exemplificando
Como vimos nesta seção, a gestão de pessoas é essencial para qualquer organização. Ser capaz de recrutar, selecionar, contratar, desenvolvimento e manutenção de talentos é garantia de sucesso da Organização/Entidades Esportivas. Assim sendo, imagine que você, ao se graduar em educação física, recebe o convite para ser um gestor técnico em uma academia, cuja equipe de trabalho conta com pessoas que vão intervir na essência da academia, como os instrutores; outras farão trabalhos relacionados aos aspectos administrativos, como atendimento ao público, telefonia, finanças e serviços de limpeza. Portanto, ao assumir a coordenação ou a gestão, procure estar atendo aos fatores que devem ser sempre observados na configuração das estratégias para Gestão de Pessoas, como mostrado nesta seção.
Conhecimentos sobre os processos pedagógicos das atividades específicas
Para discutirmos sobre esse tema, devemos resgatar as áreas de intervenção do profissional de Educação Física, que são subdivididas em: regência/docência em educação física; treinamento desportivo; preparação física; avaliação física; recreação em atividade física; orientação de atividades físicas; e gestão em educação física e desporto. Cada subdivisão conta com algumas particularidades em seus conteúdos, na didática e metodologia de ensino.
Nesta seção, vamos abordar a Gestão em Educação Física, suas características e conteúdos teóricos e práticos que deverão ser ensinados aos futuros profissionais da área.
A amplitude de atuação de um gestor desportivo é muito grande. No entanto, a principal característica de um gestor é fazer parte de uma Organização Desportiva.
A Organização Esportiva é compreendida como um sistema integrado de setores/partes que têm como objetivo cumprir com êxito os compromissos esportivos previamente estabelecidos. Os setores e as partes integradas de uma Organização Esportiva podem ser unidades e/ou órgãos especializados em tarefas específicas, sempre com referência aos fins institucionais. Na estrutura de uma Organização Esportiva é possível identificar quatro setores: Planejamento, Planos, Projetos e Programas.
O Planejamento Esportivo é uma atividade complexa, delineada em fases sequenciadas, que procura estabelecer prováveis resultados para as Gestões Esportivas. Um Planejamento Esportivo pode incluir vários Planos Específicos, os quais, no conjunto, constituem unidade. Os Planos Esportivos correspondem às produções específicas de ações a serem construídas.
Os Programas Esportivos são um conjunto de ações dos Planos Esportivos introduzidos num Planejamento Esportivo. Na verdade, um Programa Esportivo é um conjunto de atividades e tarefas esportivas, nos limites dos recursos disponíveis, para chegar aos objetivos esportivos preestabelecidos.
Os Projetos Esportivos representam as propostas de ações para alcançar objetivos propostos nos Programas Esportivos. Em seus conteúdos, os Projetos Esportivos devem manifestar prazos, identificar os problemas de cada projeto, denominação específica, tarefas que serão feitas, ações propostas, metas a serem atingidas, custos, recursos e outros procedimentos e aspectos considerados necessários em cada caso.
Nesta seção, enfatizamos novamente que a área da Educação Física é um campo amplo. Dependendo da sua formação e do seu perfil, a intervenção pode ser especializada. Aqui, nesta seção, conhecemos as características técnico-funcionais aplicadas à dimensão de gestão e empreendedorismo.
Faça a valer a pena
Questão 1
Sobre os conhecimentos das áreas de intervenção do profissional de Educação Física, vimos que elas são divididas e contempladas com características e especificidades próprias. Uma dessas especificidades está associada à adoção de métodos e técnicas de avaliação, e medidas cineantropométrica, motora, biomecânica, psicofisiológica, funcional e de composição corporal, no campo prático de intervenção.
Sendo assim, ao analisar o contexto desta especificidade, assinale a alternativa correta.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
Embora todas as alternativas contemplem algumas características desta especificidade, é a Avaliação em educação física que tem como objetivo adotar métodos e técnicas de avaliação e medidas cineantropométrica, motora, biomecânica, psicofisiológica, funcional e de composição corporal, no campo prático de intervenção.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 2
Ao estudarmos sobre fundamentos de gerenciamento e organização de eventos, foi apresentado uma definição: é uma área de conhecimento interdisciplinar que se associa à liderança, direção e organização do esporte, compreendendo dimensões comportamentais, comunicação, ética, economia, marketing, finanças e negócios.
Esta definição corresponde a
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
Entre as alternativas apresentadas, plano, planejamento e projeto desportivo são segmentos da Gestão desportiva. A Política Esportiva é o conjunto de ações e princípios que uma instituição estabelece como referência para uma atuação coerente, consistente e homogênea de todas as partes envolvidas no processo para atingir as finalidades estabelecidas. Portanto, a alternativa que corresponde à definição apresentada é a da Gestão desportiva.
Questão 3
Na estruturação e organização de um evento desportivo, é necessário estabelecer metas e objetivos, além de outros parâmetros. Outro ponto a ser preestabelecido são as etapas da organização. Neste sentido, a proposta de alguns autores expert em eventos desportivos é que ela seja realizada em quatro etapas.
Observando estes apontamentos sobre a etapas de organização de um evento desportivo, assinale a alternativa que corresponde às quatro etapas, na sequência correta.
Correto!
Como vimos na seção, sobre a organização de um evento desportivo, além das metas e objetivos, as etapas para sua estruturação são de suma importância. Nesse caso são divididas em: concepção (imaginação), preparação (organização), exploração (desenvolvimento) e encerramento (avaliação).
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Referências
CARDIA, W. Marketing esportivo e administração de arenas. São Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3hRr2Ju. Acesso em: 3 nov. 2020.
HATZIDAKS, G. S.; BARROS, J. A. F. Gestão, compliance e marketing no esporte. São Paulo: CREF4/SP, 2019.
ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte: definindo a área. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p. 91-103, dez. 2011.
SARMENTO, J. P. O evento desportivo: etapas, fases e operações. RIGD, vol. 1, n. 2, p. 78–96, jul/dez 2011.
SIQUEIRA, M. A. Marketing esportivo: uma visão estratégica e atual. São Paulo: Saraiva,2014. Disponível em: https://bit.ly/3fM3H9o. Acesso em: 3 nov. 2020.