Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Campos de atuação do profissional de Educação Física

Marcio Teixeira

lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Para resolver esta situação-problema, Anderson inicialmente esclareceu a Mário que, na periodização do treinamento, os períodos, etapas e fases são considerados o ponto de partida para a estruturação da temporada competitiva. 
•  Períodos: preparação, competição e transição. 
•  Etapas: geral e específica, pré-competitiva, competitiva e regenerativa, 
•  Fases: aquisição, manutenção e perda. 
A periodização do treinamento é subdividida em ciclos, como o macrociclo (ciclo maior), o mesociclo (ciclo médio) e o microciclo (ciclo menor), além das unidades (dias) e a sessão (treino propriamente dito), sendo que todos eles têm seus objetivos e tempos de duração preestabelecidos, dependendo da modalidade e das competições em questão.
Posteriormente, Anderson lembrou seu colega do fato de que dentro de uma estrutura de periodização de treinamento também são desenvolvidas as capacidades motoras (força muscular, resistência, velocidade, coordenação e flexibilidade) por meio dos métodos de treinamento. Defendeu que para designar o que será desenvolvido em cada sessão de treinamento é necessário estimular a “carga de treinamento”, identificada através do nível de desempenho demonstrada na avalição física (“testes motores” aplicados aos atletas). 
Anderson apresentou também conceitos e definições sobre dois conceitos imprescindíveis no treinamento esportivo: a “Carga de treinamento” e os “Testes motores”. O primeiro pode ser definido como qualquer atividade física com característica aeróbia ou anaeróbia que possibilita ao indivíduo desenvolver capacidades físicas; o segundo é um termo genérico usado em Educação Física e Esporte para indicar qualquer teste para medir alguma qualidade, capacidade ou característica. A carga de treinamento é mensurada em volume e intensidade: o volume está associado ao aspecto quantitativo; a intensidade, ao qualitativo. A aplicação da carga no treinamento é desenvolvida através de meios e métodos. Os meios são os locais, os instrumentos e aparelhos – e a escolha do exercício físico; os métodos definem como será desenvolvido o treino (os métodos mais utilizados são: contínuo e intervalado). 
Por fim, Anderson propôs uma reflexão a Mário: “Como já foi observado, a área do Treinamento Esportivo busca a excelência no esporte e procura elevar o desempenho do atleta ao máximo. Portanto, o profissional que atua nesse sentido necessita de estudos bem aprofundados e atualizados para cada setor ou aspecto que se pretende desenvolver”.

Avançando na prática

Atualização profissional na área da saúde

Heloise acaba de cursar o último ano do curso de Educação Física e quer atuar na área da atividade física relacionada à saúde. Agora, recém-formada, ela foi convidada a trabalhar em uma academia como instrutora para desenvolver as atividades físicas a um público bastante heterogêneo, com objetivos variados. Ela aceitou o convite e procurou verificar quais eram as atividades desenvolvidas na academia. 
Ao iniciar suas atividades como instrutora, ela verificou que, entre os alunos, alguns buscavam qualidade de vida e estilo de vida saudável (atividades relacionadas à saúde); outros procuravam atividades para o esporte rendimento, já que praticavam algum tipo de modalidade esportiva nos finais de semana e gostariam de melhorar seu desempenho. Heloise, então, tinha a tarefa de apresentar aos seus alunos conceitos e definições sobre “saúde”, “aptidão física”, e ainda falar sobre as dimensões da saúde e da aptidão física relacionadas à saúde.

Para colaborar com Heloise na resolução desta situação-problema, necessitamos resgatar temas apresentados e discutidos nesta seção. Lembremos, inicialmente, sobre os conceitos de “saúde” e “aptidão física”. Uma das definições conhecidas sobre saúde é da Organização Mundial da Saúde (1978), assim referida: “multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados ao completo bem-estar físico, mental, social e espiritual  . Para Bouchard (1990), a saúde é uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, caracterizada por um “continuum” com polos positivos e negativos. As dimensões da saúde são divididas em: promoção, conservação, educação, prevenção e controle de doenças, e a reabilitação (associadas com a área médica). 
A aptidão física é conceituada como conjunto de atributos que se possui ou que se podem alcançar em relação à capacidade de realizar esforços físicos. Podemos separá-la em aptidão física relacionada à saúde e aptidão física relacionada ao desempenho atlético. A primeira está associada a atributos biológicos que oferecem alguma proteção ao desenvolvimento de distúrbios orgânicos induzidos pelo estilo de vida sedentário; e a segunda (desempenho atlético) se relaciona a predicados biológicos necessários à prática eficiente dos esportes. As dimensões da aptidão física relacionada à saúde se dividem em: dimensão morfológica, dimensão funcional motora, dimensão fisiológica e dimensão comportamental.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!