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sem medo de errar
Caro aluno, vimos na situação problema que Marina, como coordenadora do grupo de estudos, sugeriu aos grupos que preparassem um material que deveria ser apresentado nas reuniões subsequentes. A própria Marina ficou responsável por um dos temas, sendo ele: os conhecimentos antropológicos, históricos, filosóficos e sociológicos na Educação Física. Os demais integrantes se encarregaram de apresentar os temas: Bioquímica, Fisiologia, Morfologia e a Biomecânica.
Sendo assim, para resolvermos essa situação-problema, Marina e os integrantes do grupo deverão resgatar conteúdos discutidos nesta seção.
Para o tema de Marinam, verificamos no decorrer da seção que:
O desenvolvimento da Educação Física passou por diversas etapas desde a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, contexto no qual investimentos públicos em saúde e educação eram entendidos como favoráveis às elites metropolitanas recém-aportadas nas américas. Posteriormente, a importância da Educação Física na formação dos brasileiros foi reconhecida: em 1882, foi referendada por Rui Barbosa como componente curricular no momento da reforma da educação brasileira e do ensino básico, secundário e superior. No Brasil República, a Educação Física tinha como fim a formação militar nas escolas. Em 1930, a área é destacada nas políticas públicas com o surgimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em 1934 é o primeiro curso civil da escola de Educação Física que depois se junta à Universidade de São Paulo (USP), sendo que nove anos depois (1939) com o surgimento da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, passa a ser inserida na Universidade Brasil, com grande avanço no campo das atividades físicas.
Marina pode finalizar sua apresentação enfatizando a regulamentação da Educação Física que foi promulgada em setembro de 1998, publicada no diário oficial no mesmo mês.
Sobre os temas dos integrantes do grupo, verificamos que:
Grupo 1: a Bioquímica se manifesta como uma ciência que caminha em conjunto à Educação Física, devido ao fato de que qualquer ação motora expressiva produz modificações químicas no organismo, que por sua parte modifica os marcadores bioquímicos pertencentes a tal ação.
O profissional de Educação Física deve compreender que todas as substâncias orgânicas e inorgânicas são de suma importância na composição química das células do corpo humano, pois garantem o funcionamento das unidades operacionais dos seres vivos. Os seres vivos dispõem de moléculas que são determinantes para seu metabolismo e sua composição.
Grupo 2: a fisiologia estuda os resultados crônicos e agudos do exercício físico sobre a organização e a funcionalidade dos variados sistemas orgânicos. A fisiologia do exercício pesquisa também a ligação entre diferentes resultados do exercício físico e o impacto dos estressores ambientais. Ela pode ser apontada como uma das disciplinas mais convencionais associadas à prática acadêmica e aos profissionais de Educação Física e do esporte sobre a herança das ciências biológicas destas áreas.
Grupo 3: a morfologia é uma área que estuda a forma dos seres vivos, ou pelo menos parte dela. Esse estudo pode ser dividido em: anatomia (aspecto macroscópica) e histologia (aspecto microscópica). É um mecanismo fundamental para o reconhecimento e classificação das espécies. A exposição morfológica sustenta-se na análise das organizações presentes no corpo humano, o que dá direção às pesquisas das estruturas organizacionais dos organismos, proporcionando comparações e análises entre diferentes organizações das estruturas, ou seja, anatomia comparativa.
Grupo 4: o desenvolvimento do movimento humano é o que objetiva a Biomecânica. Este é o propósito também de muitas áreas da Educação Física. No entanto a Biomecânica se caracteriza por ser alicerçada nas leis da Física. Atrelado a esse fato, a Biomecânica respeita e considera as particularidades do aparelho locomotor.
Como você pode ter observado, caro aluno, os temas são amplos e bem diversificados. Podem ser estudados de forma geral ou específica, o que colaborará em muito com atividades no ambiente escolar e não escolar.
Avançando na prática
Análise das características fisiológicas e biomecânica gerais e específicas dos esportes coletivos
Túlio, um dos integrantes do grupo de estudos em que Marina coordena, foi realizar um estágio na área da preparação física em uma escolinha de futebol da cidade em que mora, no interior do Paraná. No Entanto, sua experiência sempre foi em uma modalidade individual, o atletismo (Túlio inclusive foi atleta durante muito tempo), e teve dificuldade em atuar com uma modalidade coletiva, no caso, o futebol. Ao se reunir com a comissão técnica da equipe, foi proposto a Túlio que antes de iniciar seu estágio seria interessante que ele reunisse o maior número de informações de dados fisiológicos e mecânicos da modalidade que caracterizaria a análise competitiva da modalidade. Nesse sentido, algumas questões deveriam ser respondidas por ele, através de um resumo que posteriormente será discutido com os demais integrantes da comissão técnica, sendo as seguintes questões: Como se pratica o futebol na essência competitiva? Que indicadores fisiológicos predominantes e determinantes se manifestam no futebol? Seria interessante, também, procurar identificar informações biomecânicas associadas aos principais fundamentos técnicos da modalidade.
Para resolver esta situação problema na prática, Túlio deverá resgatar conhecimentos adquiridos nesta seção, tanto sobre características fisiológicas quanto biomecânicas.
A partir da revisão dos conceitos das duas disciplinas, seu objetivo agora passa a ser realizar a análise competitiva do futebol e alguns aspectos fisiológicos e biomecânicos, também apresentados e discutidos nesta seção.
O futebol se caracteriza por uma modalidade coletiva que apresenta, em suas ações, gestos específicos que formam um modelo competitivo, diferenciando-o das demais modalidades coletivas.
Sendo assim, Túlio pesquisou que alguns indicadores poderiam ser considerados predominantes e determinantes do futebol, tais como: características do jogo, intervalos, tipos/números de ações motoras e técnicas, distâncias percorridas (alta, média e baixa velocidade) e aspectos fisiológicos (frequência cardíaca máxima, velocidade e Frequência de limiar, nível de lactato sanguíneo e Vo2 Máximo). Outros aspectos a serem considerados são as particularidades de setores do campo, as posições táticas, além de outros fatores, como nível de desempenho, gênero, idade (cronológica e biológica) e níveis maturacionais.
Outra característica a se considerar são as exigências físicas em partidas masculinas que são diferentes das femininas, assim como em partidas disputadas por atletas profissionais e amadores. Nos aspectos biomecânicos, Túlio buscou informações e verificou que os movimentos técnicos da modalidade são variados, como: movimentos de flexão e extensão no quadril no momento de um chute, condução e domínio da bola presentes no drible e em outros diversos movimentos de deslocamentos e corridas, além de analisar também a cinemática, a cinética, a força exercida e as alavancas utilizadas nas ações técnicas.
Com essa análise fisiológica e biomecânica das ações do futebol tez reforçar Túlio do tanto é a importância destas duas disciplinas para tal contexto.