.png)
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Como pudemos verificar na situação problema, Lúcio, um dos integrantes, gostaria de compreender melhor sobre o desenvolvimento motor dentro do processo de alterações e mudanças relacionado à idade cronológica e biológica; que impacto causa sobre a composição corporal, tanto na estatura e massa muscular quanto nos movimentos básicos e especializados da criança; além de outros aspectos do crescimento e desenvolvimento associados à maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Mas qual a diferença entre Crescimento e desenvolvimento?
Como foi apresentado nesta seção, crescimento está associado a um aumento quantitativo da massa corporal e da estrutura do corpo humano. Já o desenvolvimento diz respeito às alterações e mudanças no funcionamento do organismo das pessoas ao longo dos tempos. O desenvolvimento motor acontece através de alterações contínuas relacionados à idade, sendo que o fatores que influencia nesse processo é a idade cronológica, que é idade que o indivíduo tem em dias, semanas e anos, avaliada através do processo de amadurecimento, que é a maturação.
Se fizermos uma reflexão de todos os aspectos das adaptações e alterações que impactam sobre a composição corporal e suas partes, verificamos que a idade cronológica e biológica pode ser diferenciadas em até 2 anos, para mais ou para menos, daí a necessidade de uma análise mais precisa entre crianças e jovens na prática desportiva. Outro aspecto que pode interferir no desenvolvimento é a idade maturacional, que analisada e identificada através de característica da Idade cronológica, dental, óssea e sexual, também pode trazer impacto no desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras.
A aquisição das habilidades motoras fundamentais pode ser dividida em três princípios básicos:
- ESTABILIZAÇÃO: alguns movimentos podem ser desenvolvidos em atividades consideradas gerais ou específicas, dependendo da modalidade esportiva, como rolar, equilibrar e apoio invertido.
- LOCOMOÇÃO: aqui também podemos observar uma série de movimentos que podem ser associados com diversas atividades físicas e desportivas, como: Andar, trotar, correr e saltar.
- MANIPULAÇÃO: a manipulação talvez seja um dos primeiros movimentos de contato com o elemento bola ou algo similar, onde pode ser realizados as seguintes ações: Arremessar e lançar, chutar, rebater, receber e agarrar (bola).
Foi ressaltado nesta seção que esses princípios básicos podem ser utilizados para três finalidades: nas atividades vida diária (AVD’s), para recreação e competição. Vejamos quais são as fases do desenvolvimento motor e os estágios em que elas se subdividem.
1. FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXIVOS.
a. Estágio de codificação de informações.
b. Estágio de decodificação.
2. FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES.
a. Estágio de inibição de reflexos.
b. Estágio de pré-controle.
3. FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS.
a. Estágio inicial.
b. Estágio elementar.
c. Estágio maduro.
4. FASE MOTORA ESPECIALIZADA.
a. Estágio transitório.
b. Estágio de aplicação.
c. Estágio de utilização permanente.
Então, aluno, depois de apresentarmos e discutirmos sobre os aspectos do crescimento e desenvolvimento motor e fatores associados, fica o alerta sobre a aplicação e avaliação da atividade física, seja ela com qualquer objetivo: a cautela e análise da prescrição, orientação e controle da carga é muito importante e sempre recomendável.
Avançando na prática
Aspectos maturacionais para o desenvolvimento humano
O grupo de estudos que Marina coordena foi convidado a participar de um projeto de pesquisa, no qual a amostra era composta por 100 crianças divididas em faixas etárias que variavam de 8 a 12 anos. O projeto tinha como objetivo analisar alguns aspectos relacionados com a aquisição de habilidades motores e desenvolvimento humano. As variáveis estudadas na pesquisa eram as habilidades básicas e especializadas, e as características maturacionais e fatores associados.
O problema era que alguns elementos do grupo, principalmente os acadêmicos dos primeiros anos, tinham certa dificuldade de compreender todos estes aspectos, principalmente os relacionados com a maturação, suas fases e avaliações. Sendo assim, a ideia é definir alguns conceitos que possam auxiliar esses acadêmicos.
A maturação está relacionada com o processo do amadurecimento, momento excelente de integração de funcionamento dos sistemas corporais e capacidade de reprodução.
Quando discutimos sobre a maturação, devemos compreender que esse termo se refere ao processo após o qual as pessoas passam a ser capazes de aumentar os desempenhos cognitivos, afetivos, sociais e motores.
Os métodos que podem ser utilizados para avaliação da maturação biológica são: Idade cronológica (baseada em anos, meses, semanas e dias), dental (baseada nas trocas dos dentes descíduos pelos dentes permanentes), óssea (baseada no fechamento das epífises ósseas) e sexual (baseada no aparecimento das características sexuais secundárias).