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sem medo de errar
Para resolver esta situação problema, vamos resgatar alguns tópicos discutidos nesta seção sobre a pesquisa em Educação Física. O Primeiro passo é compreender o que é uma pesquisa e como ela é desenvolvida em um ambiente acadêmico. Na área acadêmica da Educação Física, pesquisa é um dos aspectos universitários, além do ensino e extensão, em que os acadêmicos iniciam as atividades científicas e produzem conhecimento para uma determinada disciplina, com intuito de contribuir para o enriquecimento da ciência e para o crescimento social. A pesquisa é compreendida como o principal instrumento de produção do conhecimento, sendo que é por meio dela que se descobre o novo, o desconhecido, se busca as respostas para as questões sobre determinado tema, resolvendo problemas de vários campos do saber.
Daí em diante, o próximo passo se estabelece em relação à estruturação de uma pesquisa científica, que normalmente surge de uma problemática.
O problema de uma pesquisa é uma pergunta que procura buscar e aprofundar um tema determinado e selecionado a partir de uma resposta cientificamente válida. Sendo assim, podemos verificar que, na metodologia da pesquisa em Educação Física, a aproximação do problema e o delineamento da pesquisa (tipo) podem ser divididos em: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva, trabalho científico original, resumo de assuntos, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, pesquisa de laboratório.
Na pesquisa em Educação Física, como em qualquer outra área, o pesquisador deve estabelecer alguns fatores importantes para a realização dela, tais como: objetivos, hipótese, justificativa, população, amostra e as variáveis. Assim sendo, para continuar resolvendo esta situação-problema, é importante entender o que são esses fatores e quais são suas características.
• Objetivo da Pesquisa: é o ponto específico dentro do tema que será analisado. É o elemento-chave no qual reside o problema. Os objetivos se dividem em gerais e específicos. Podemos definir os objetivos gerais e específicos de acordo com os caminhos que deverão ser percorridos para a compreensão e análise do objeto de pesquisa. Eles são o que você pretende fazer na pesquisa, são metas com delimitação bem específica.
• Hipótese: é uma proposta que funciona como uma tentativa de averiguação da validade e legitimidade da resposta existente para o problema encontrado. É como se fosse uma solução provisória, que precede a constatação dos fatos e que precisa ser experimentada para saber se ela é válida ou não.
• Variáveis: são propriedades aspectos ou fatores que podem ser discernidos no objeto de pesquisa. As variáveis de pesquisa podem ser definidas como algo que varia, observável e quantificável — por exemplo: preconceito, aptidão física, força, resistência aeróbica, habilidade motora, sexo, idade, entre outros fatores.
• Justificativa: em poucas palavras, caracteriza-se a justificativa como uma explicação dada para falar a respeito da importância de se estudar o tema proposto. É a comprovação da validade e utilidade da pesquisa realizada.
• População: uma população é um conjunto de pessoas, objetos, acontecimentos ou fenômenos com pelo menos uma característica comum.
• Amostra: Uma amostra é um subconjunto de indivíduos da população. Para que as generalizações sejam válidas, as características da amostra devem ser as mesmas da população.
Avançando na prática
Especificidades da Intervenção Profissional e Campos de Atuação Profissional
Anderson é um docente do curso de Educação Física de uma faculdade do interior do Paraná, e se destaca pelo seu conhecimento na área da atividade e exercício físico. Ele foi convidado a ministrar a palestra da aula magna, na qual o tema principal era: Atividade Física e Qualidade de Vida. Anderson aceitou prontamente e agradeceu o convite. Ao iniciar a palestra, um aluno pede a palavra e lhe faz alguns questionamentos referentes a diferenças conceituais sobre: Atividade Física, Exercício Físico e Esporte, já que ele, antes de iniciar a vida acadêmica, era um praticante assíduo de uma academia e ouvia esses termos enquanto era orientado em suas atividades.
Anderson achou a pergunta muito interessante, e expôs ao aluno que, para a atuação profissional na área, é muito importante ter discernimento sobre a conceitualização desses termos. Ele explicou que atividade física é qualquer movimento corporal humano voluntário, que gera gasto energético acima dos níveis de repouso, seja em tarefas do dia a dia, seja em exercícios físicos. Como exercício físico podem ser consideradas todas atividades sistematizadas realizadas dos segmentos corporais, buscando determinados objetivos físicos. Já o esporte é uma atividade competitiva, oficializada, realizada de acordo com as habilidades, objetivos e técnicas de determinadas modalidades desportivas seguindo regras preestabelecidas. Também poder ser praticado com finalidade lúdica, na promoção da saúde e em âmbito educacional, de forma individual e/ou em grupos.