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sem medo de errar
Vamos retomar a situação-problema proposta nesta seção: você trabalha na empresa Vida e Saúde, que já se encontra consolidada nas áreas da atividade física e saúde. Você, como empreendedor, busca novos campos de atuação.
Atenta ao mercado, a empresa consegue fechar uma parceria para atuar junto a uma equipe multidisciplinar na área da saúde de uma grande empresa nacional de planos de saúde, com foco na prevenção, educação, preservação e reabilitação da saúde. Essa equipe é formada por diversos profissionais, como médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde, atuando tanto no espaço intra-hospitalar como extra-hospitalar.
Ao pensarmos a legitimidade social para atuação no campo da saúde e, de um modo especial, nesse trabalho descrito, podemos elencar alguns pontos:
- A Educação Física está legalmente reconhecida como profissão da saúde.
- Há um reconhecimento legal e social da importância da prática da atividade física para a prevenção, educação, preservação e reabilitação da saúde.
- A saúde, o exercício físico, a promoção da saúde e a qualidade de vida fazem parte da expertise da área, demonstrada tanto legalmente nas diretrizes relacionadas à formação profissional em educação física quanto na atuação ao longo do tempo do profissional dessas áreas de atuação. Assim, a Educação Física demonstra seu papel de relevância social a partir de sua ação nos diferentes mercados de trabalho da saúde.
- Também cabe destacar a capacidade de atuação em equipes multidisciplinares na saúde, um campo de estudo acadêmico e profissional que se desenvolve na área de modo muito especial por causa da inclusão da Educação Física e seu profissional no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, a área buscou – e ainda busca – compreender as competências necessárias para atuação em equipes multidisciplinares em diversos contextos da área da saúde.
- A dimensão da reabilitação é algo que também possui um discurso muito forte em relação à atuação no campo da saúde. A partir das práticas físicas e esportivas para pessoas com deficiência, a área pode colaborar com o processo de inclusão social, de construção da autonomia possível, de aceitação do corpo e redescobrimento das funções deste e das potencialidades dessas pessoas. A Educação Física adaptada é um campo de especialidade fundamental quando se pensa na atividade em equipes multiprofissionais, principalmente na adaptação de materiais, espaços e processos pedagógicos.
Portanto, no trabalho em contextos intra-hospitalares e extra-hospitalares, a despeito da regulamentação instituída pelo CONFEF no ano de 2020, o fator mais determinante é a própria dimensão histórica de relação da Educação Física com a área da saúde mediada por uma base de conhecimento historicamente produzido.
Avançando na prática
Equipe multidisciplinar escolar
Você trabalha em uma escola particular da educação básica, com turmas do ensino fundamental II e do ensino médio. Ao longo de dez anos de vínculo com a escola, você percebe a constante presença de alunos com altas habilidades e transtornos globais, por exemplo. Como forma de buscar conhecimento e de estar em processo de formação continuada, você faz um curso de especialização na área da Educação Física adaptada. Com isso, sua intervenção passa a se consolidar na escola diante das situações enfrentadas, sempre mediada pelo conhecimento sobre esses alunos, suas características e necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a coordenação pedagógica o chama para integrar uma equipe multidisciplinar escolar permanente que analisará propostas de desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos na escola, principalmente relacionados à inclusão social. Diante disso, qual pode ser a contribuição que você pode dar?
Com o curso de especialização, você compreendeu como é complexo trabalhar no campo da educação inclusiva, principalmente no contexto das escolas regulares que, historicamente, não foram preparadas para atender aos alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado. Uma das primeiras ações que você pode fazer é, a partir da especificidade da Educação Física adaptada e pensando sobre o desporto e atividades físicas adaptadas, fazer uma análise que mostre a realidade estrutural da escola e a necessidade de adaptação do espaço em geral e das aulas de Educação Física, por exemplo com materiais adaptados.
Uma outra proposta poderia ser a realização de um grupo de estudos no qual cada profissional da equipe multidisciplinar possa apresentar aos demais as especificidades de sua formação e como sua contribuição pode ser realizada de modo efetivo. Isso ajuda no processo colaborativo e na compreensão global por todos os profissionais envolvidos na equipe de trabalho.
Outra ideia seria conduzir, por meio de um calendário de estudos e aprofundamentos, a leitura de textos jurídicos e médicos sobre o tema, com ênfase nas características das deficiências, das altas habilidades e dos transtornos globais, tomando como referência os alunos presentes na escola que necessitam de atendimento educacional especial.
Em todo o processo, você deve defender os princípios da educação inclusiva e a importância das práticas esportivas e físicas adaptadas para a construção da autonomia, a inclusão social, o aprendizado e a reabilitação física e emocional dos alunos.