.png)
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Um grupo de estudos vai realizar o projeto de um Evento Desportivo. Seus integrantes farão parte da organização e do gerenciamento. Para resolver essa situação-problema, devemos recorrer a alguns temas apresentados e discutidos nesta seção.
Inicialmente, vamos refletir sobre quem faz o gerenciamento de todo o processo. Vimos que uma das áreas de intervenção do profissional de Educação Física é a Gestão em Educação Física e Desporto, que têm uma série aspectos que podem ser utilizados em um projeto de um evento desportivo, como: planejar, diagnosticar, organizar, identificar, coordenar, supervisionar, dirigir, executar, assessorar, programar, dinamizar, desenvolver, ministrar, na organização, gerenciamento e/ou administração de instituições, órgãos, entidades e pessoas. Após verificar essa frente de atuação, é importante resgatar definições e conceitos básicos sobre a Gestão Desportiva, o Gerenciamento de Pessoas e o Marketing.
Como vimos nesta seção, a Gestão Desportiva, pode ser definida como uma área de conhecimentos interdisciplinares que se associam à liderança, direção e organização do esporte, compreendendo dimensões comportamentais, comunicação, ética, economia, marketing, finanças e negócios. A Gestão Esportiva se fundamenta no excelente aproveitamento dos recursos econômicos, humanos e materiais disponíveis, com intuito de alcançar os objetivos preestabelecidos.
Posteriormente, vimos que o Gestor Desportivo atua em diversas frentes. Uma delas é a organização de eventos desportivos, como é o caso desta situação-problema.
Organização de um evento desportivo
Uma das competências do gestor desportivo é organizar eventos variados, nos quais o esporte é o foco principal. Eles podem ser pequenos, médios ou grandes (um curso, um seminário, um encontro, simpósios, feiras etc.), com participação de alunos e profissionais das áreas afins. Outros eventos a ser organizados se dão em competições esportivas, a nível local, estadual, nacional e internacional, como a Copa do Mundo de Futebol ou as Olimpíadas.
O evento desportivo contém todas as características gerais de qualquer evento. Entretanto, elas são adaptadas para um conjunto particular de especificidades. Ele dispõe de uma estrutura e uma série de exigências que próprios.
As Etapas e as Fases
Alguns autores consagrados em eventos desportivos postulam que a organização de um evento divide-se em quatro etapas.
A primeira delas é identificar problemas e pensar formas de resolvê-los. Os cenários hipotéticos são pensados a partir de experiências anteriores e eventuais conceptualizações.
Posteriormente, inicia-se a etapa que corresponde à fase de concepção e planejamento.
A execução do evento configura-se na terceira etapa, na qual o cuidado para evitar falhas é crucial, já que tudo que acontecer de modo inesperado deverá ser resolvido causando o mínimo prejuízo possível aos objetivos previstos.
Por fim, a última e quarta etapa de um evento está associada à avaliação dele, como: a concepção (imaginação), preparação (organização), exploração (desenvolvimento) e encerramento (avaliação).
Gestão de Pessoas e Marketing
Atualmente, a Gestão de Pessoas não se encarrega apenas da burocracia. É reponsabilidade dos profissionais da área estimular investimento em treinamento e desenvolvimento, educação continuada, e outros processos direcionados à motivação do desenvolvimento continuado dos colaboradores, sempre alinhados à missão e aos objetivos da empresa.
Assim sendo, o marketing interno é uma estratégia importante para atender às necessidades dos funcionários e construir e fortalecer ações para atingi-las e, consequentemente, melhorar o clima organizacional.
A gestão de pessoas é essencial para qualquer organização. Ser capaz de recrutar, selecionar, contratar, desenvolver e manter talentos é uma garantia de sucesso da Organização/Entidades Esportivas.
Bem, depois de revermos os conceitos, definições e características da Gestão Desportiva, Gestão de Pessoas e Marketing, cabe a Marina e seus colegas partir para as fases de construção deste evento desportivo, cada um com sua parte e reponsabilidade, fazendo que o resultado seja o melhor possível.
Avançando na prática
A implantação e gestão de uma academia em um condomínio
Mário, um dos integrantes do grupo de estudos que Marina coordena, foi convidado pelo síndico do prédio onde mora para implantar e gerenciar uma academia para prática de atividade física. A estruturação do condomínio já dispõe de um espaço adequado para tal prática, restando a Mário listar os materiais que deverão ser adquiridos e a organização para utilização dele.
O problema é que Mário, apesar de formado em educação física, tem pouca experiência nesta área de gestão e necessita aprofundar-se em determinados temas relacionados.
Para resolver esta situação-problema, vamos discutir com Mário alguns pontos que colaborarão com a implantação e gestão de uma academia no condomínio.
Academias em condomínios têm sido um lugar cada vez mais utilizado pelos seus moradores. A maioria dos empreendimentos já oferece esses espaço, e, caso não exista, você pode contribuir para a implantação de uma academia, sendo que, provavelmente, será você o instrutor e, de certa forma, o gestor.
Para que o projeto se torne realidade, há necessidade de tomar algumas decisões, especialmente na compra dos equipamentos e a seleção do local onde se pretende instalar a academia. Se a implantação se concretizar, valorizará o condomínio, já que, de alguma forma, ela passa a ser um referencial. Por isso, levar em frente a ideia pode ser benéfico em vários sentidos.
A primeira tarefa será a escolha do local, e, para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, como: tamanho, acesso ao local, segurança, acessórios (som, piso próprio, espelhos e bebedouros) e um banheiro.
Após realizar uma pesquisa com os moradores, futuros frequentadores, faça uma análise do perfil destes condôminos e procure identificar quais atividades seriam mais relevantes para esse público.
Você, como profissional da área e gestor do ambiente, deve comprar aparelhos da linha profissional que são utilizados na maioria das academias, como halteres, barras, anilhas, bicicletas ergométricas, esteiras e colchonetes.
A implantação do espaço para realização das atividades físicas, em questão, deve ser levantado em assembleia. Os condôminos devem aprovar a ideia, já que haverá investimento do dinheiro de todos.
Após a estruturação da academia, vem o segundo passo: a gestão do espaço e a organização das atividades físicas. É importante haver avaliações e exames, horários e tipos de atividades que serão desenvolvidas, e a aplicação dos treinos.
Por fim, não se esqueça de outros fatores para a implantação e gestão de academia em condomínios, entre eles: regras do jogo; manutenção dos aparelhos; a importância do instrutor; as vantagens e desvantagens; custos; regulamento interno; e exame médico.